Follow Us @soratemplates

09 novembro 2016

Direitos Humanos. Realmente universais?

Teoricamente, todo direito é humano e está ligado às relações sociais que adquirimos durante nossa vida em coletividade e deve ser assegurado a todo e qualquer indivíduo. Segundo Dorneles, o Estado é o responsável por estabelecer e assegurar os direitos humanos à sociedade, fazendo com que as leis assegure tais direitos fundamentais à vida.
A prática, na maioria das vezes não condiz com a teoria. Estudamos e vivenciamos infinitos casos em que estes direitos são violados, algumas vezes pelo próprio Estado, ou por quem age em nome deste.
Por muito tempo, os negros não foram reconhecido como seres humanos, na verdade, ainda não o são totalmente, fazendo com que potências não se preocupem em respeitar seus direitos, assim como acontece com as classes menos favorecidas das sociedades: a classe trabalhadora e pobre, que sustenta a riqueza da elite; as mulheres, entre outros povos taxados como "minorias", em que são marginalizados e não têm acesso a seus direitos, por não serem considerados dignos na sociedade em que estão inseridos.
A "universalidade" e reconhecimento dos direitos humanos está ligada a até que ponto estes direitos interferem na vida da elite, a até que ponto a superioridade da elite se encontra ameaçada pela ascensão dos que até então, não eram humanos.
Escrevi este texto na minha primeira aula de Direitos Humanos na Faculdade. o tema que nos foi dado foi: "Direitos Humanos pra quem?"


4 comentários:

  1. OI lindona! Realmente seu texto pra faculdade ficou muito bom e verdadeiro. Eu abordei o assunto doa direitos humanos aplicado ao Enem e é algo que vários alunos te dificuldade, e eu fico pensando como pode algo tão obviu, não era sido ensinado pelos pais ou apreendido pelas crianças? COMO pode hoje em dia alguna pensamentos tão idade média serem repetidos? Aonda mais com a eleição do Trump assomado ao golpe eu só consigo pensar que estamos chegando no final dos tempos.
    Beijos linda 💕
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  2. LIN-DA!
    Adorei demais seu texto. Realmente é impressionante como as "minorias' são completamente desrespeitadas nesses país (e no mundo) mesmo não sendo minorias realmente. E o pior: só porque começaram a ser tratados como gente, mesmo que muito mal, todo mundo acha que tá de boa, que não tem preconceito... Que não existe racismo, homofobia, machismo...
    Temos um longo caminho pela frente!

    ResponderExcluir
  3. Que texto incrível, amei <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, continue assim...brilhante seu texto.

    ResponderExcluir